HOME»Notícias

Edital de Convocação - Assembleia 2023

Ficam convidados os associados a se reunirem em Assembleia Geral Ordinária na quinta-feira, dia 28 de dezembro de 2023, às 19:00. A assembleia será realizada de forma remota através da Plataforma ZOOM. Clique em "saiba mais" e acesse a publicação do edital.

SAIBA MAIS

15 de abril, dia da Proteção Radiológica

A SBPR deseja um feliz dia a todos os radioprotecionistas!

Nesta data tão significativa, a SBPR parabeniza a todos os profissionais que atuam na área da radioproteção, um trabalho da mais alta complexidade e responsabilidade em prol da proteção e segurança de todos.

Você sabe por que o dia da proteção radiológica é comemorado anualmente em 15 de abril? Clique em "saiba mais", entenda a origem desta data comemorativa e confira a mensagem completa que a SBPR preparou para você, radioprotecionista.

SAIBA MAIS

Edição especial do Brazilian Journal of Radiation Sciences (BJRS)

Para trabalhos apresentados no XII Congresso Regional de Segurança Radiológica e Nuclear

A FRALC e a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR) publicarão uma edição especial do Brazilian Journal of Radiation Sciences (BJRS) exclusivamente com trabalhos apresentados no XII CONGRESSO REGIONAL DE SEGURANÇA RADIOLÓGICA E NUCLEAR,
X CONGRESSO REGIONAL DA IRPA realizado pela Sociedade Chilena de Proteção Radiológica na Universidade Católica do Chile, em Santiago do Chile, de 23 a 27 de outubro de 2022.

Os artigos devem ser redigidos em inglês, seguir as normas do BJRS (ver modelo no site do BJRS) e ser submetidos no site da revista (www.bjrs.org.br) até o prazo de 28/02/2023.

Editores desta edição especial: Dr. Fernando Roberto de Andrade Lima (falimacrcn@gmail.com) e Dr. Bernardo Maranhão Dantas (bernardo.dantas@ird.gov.br).

Instituto Balseiro oferece curso gratuito para professores

Radiações, radioatividade e meio ambiente

Modalidade: virtual
Idioma: Espanhol
Público-alvo: professores do ensino secundário e superior e alunos da pós-graduação em tecnologia nuclear e licenciatura
Previsão de início: Fevedreiro de 2023
Oferecido por: Instituto Balseiro - Argentina

Interessados devem preencher a pesquisa que permitirá uma estimativa dos perfis e do número de pessoas. A pesquisa pode ser acessada no link: bit.ly/sondeoIB

Informações adicionais: as inscrições serão feitas através da plataforma INFOD (Instituto Nacional de Formação de Professores), durante a primeira quinzena de fevereiro.

Livro de Resumos RADIO 2022

Já está disponível o livro de resumos da International Joint Conference RADIO 2022. O livro disponibiliza os Resumos Expandidos organizados segundo um critério de especialidades, a saber: Comunicação com a sociedade compromisso e envolvimento das partes interessadas; Cultura de segurança; Direito, recomendações e regulamentos nucleares internacionais; Educação e treinamento; Equidade de gênero; Gestão do conhecimento e divulgação; Instrumentação nuclear e dosimetria; Proteção radiológica ambiental; Proteção radiológica de pacientes; Proteção radiológica em gamagrafia industrial; Proteção radiológica ocupacional; Radiobiologia; Simulação matemática.
Confira em https://www.sbpr.org.br/conteudo.php?p=radio-2022

Gestão SBPR 2022-2024

Por ocasião da assembleia geral ordinária, ocorrida no dia 17 de agosto de 2022, foram eleitos para a gestão SBPR 2022 a 2024:
Presidente: Josilto de Aquino
Vice-presidente: Kenia Mares
Secretário geral: João Carlos Videira José
Tesoureiro: Lucas Padilha
A nova gestão entrará em vigor em outubro de 2022, reafirmando seu compromisso com a comunidade radioprotecionista e a promessa de novas ações em prol do desenvolvimento dos diferentes segmentos de atuação dos nossos associados.

Eleições SBPR mandato 2022 - 2024

Duas chapas concorem à diretoria da SBPR

Em resposta ao edital de convocação para assembleia geral ordinária da SBPR, foram encaminhadas aos membros da Comissão Eleitoral duas intenções de chapas para concorrerem à diretoria executiva da SBPR para o mandato 2022-2024:
- - -
Presidente - Josilto de Aquino (CNEN, RJ)
- Vice-Presidente - Kenia Mares (Supervisora de Proteção Radiológica, MG)
- Secretário Geral - João Carlos Videira José (ARCTEST, SP)
- Tesoureiro - Lucas Gomes Padilha Filho (UFRJ, RJ)
- - -
Presidente - Nivaldo Carlos da Silva (LAPOC/CNEN, MG)
- Vice-Presidente - Alfredo Lopes Ferreira Filho (IRD/CNEN, RJ)
- Secretário Geral - Matias Puga Sanches (aposentado, IPEN/CNEN, SP)
- Tesoureiro - Fernando Carlos Araujo Ribeiro (IRD/CNEN, RJ)
- - -
Participe da Assembleia Geral Ordinária da SBPR na quarta-feira, dia 17 de agosto de 2022, às 18:00, que acontecerá em Poços de Caldas por ocasião da International Joint Conference RADIO 2022.

Inscrição de chapa - eleição SBPR 2022-2024

08 de Agosto de 2022

Conforme publicado no edital de convocação para assembleia geral ordinária da SBPR, as intenções de chapas para concorrerem à diretoria 2022-2024 devem ser encaminhadas aos membros da Comissão Eleitoral.

José Marcus de Oliveira Godoy - jmgodoy@puc-rio.br
Jan Marc Soares De Smid - janmsmid@gmail.com
Bruno Pereira Lourenço - brunolourencoap@gmail.com

Reiteramos aos interessados que o prazo para envio das chapas é 08 de agosto de 2022.

Edital de convocação

Assembleia Geral Ordinária SBPR

Atendendo às disposições estatutárias da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, ficam convidados os associados a se reunirem em Assembleia Geral Ordinária na quarta-feira, dia 17 de agosto de 2022, às 18:00, em primeira convocação, com a presença de no mínimo um quarto dos associados efetivos e, em segunda convocação, às 18:30, com ao menos dez associados efetivos presentes.

SAIBA MAIS

Comunicado da Comissão Científica da RADIO 2022

Relembramos a todos os participantes da RADIO 2022 que a data limite para submissão dos Resumos Expandidos (ver template no site do evento) é 14 de junho de 2022. Estes Resumo Expandidos têm a finalidade de programarmos melhor as sessões técnicas (apresentações orais) do evento. Aqueles Resumos aceitos e não programados para apresentação oral serão apresentados nas sessões de pôsteres. Estes Resumos Expandidos não serão publicados na revista "Brazilian Journal of Nuclear Sciences (BJRS)".

Após o evento a Comissão Científica estabelecerá um prazo para os autores dos Resumos Expandidos (aprovados e apresentados na RADIO 2022) submeterem os trabalhos completos para a BJRS, os quais serão avaliados por Avaliadores ad-hoc para publicação no número especial da BJRS relativo aos trabalhos da RADIO 2022.
Qualquer dúvida, consultar-me pelo WhatsApp (81) 98891-1945.

Fernando Roberto de Andrade Lima
Comissão Científica da RADIO 2022
Coordenador

Seja patrocinador da International Joint Conference RADIO 2022

15 a 19 de agosto de 2022 em Poços de Caldas (MG)

A Conferência Conjunta reunirá quatro eventos e é uma parceria da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR), com a Sociedade Portuguesa de Proteção Contra Radiações (SPPCR), a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (ABENDI), a Red de Optimización de Protección Radiológica Ocupacional en Latinoamérica y el Caribe (REPROLAM) e a Women In Nuclear Brazil (WIN-Brasil). Seja você também um patrocinador da RADIO 2022. Conheça o programa de negócios, as categorias de patrocínio e contrapartidas.

SAIBA MAIS

Trabalhos do INAC para publicação na BJRS

Aviso a todos os autores de papers do INAC que têm interesse em submeter seus artigos à Brazilian Journal of Radiation Sciences - BJRS: o deadline para submissão dos trabalhos do INAC 2021 foi prorrogado para o dia 13/02/2022. Ainda há tempo de submeter seu artigo para a BJRS, revista científica publicada pela SBPR de classificação A2 na área interdisciplinar no Qualis-Periódico da CAPES.

Edital de convocação - Assembleia Geral Ordinária SBPR

Comemorando a data de aniversário de 35 anos da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, fundada em 09/12/1986.

Atendendo às disposições estatutárias da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, ficam convidados os associados a se reunirem em Assembleia Geral Ordinária na quinta-feira, dia 09 de dezembro de 2021, às 19:00. O edital de convocação ficará disponibilizado no site da SBPR até o Registro da Ata no Registro Civil da Pessoa Jurídica - RCPJ-RJ.

SAIBA MAIS

XII Latin American Regional Congress

23-27 October 2022 - Santiago, Chile

O Latin American Regional Congress é um importante forum para a disseminação do conhecimento científico, consolidação de pesquisas e troca de conhecimento entre profissionais da América Latina. A nona edição do congresso foi organizada pela SBPR em abril de 2013, presidida pelo Dr. Josilto de Aquino (atual presidente da SBPR) e contou com mais de 600 inscritos. Foi o regional IRPA da América Latina com o maior número de participantes até a presente data. As edições seguintes aconteceram respectivamente em Buenos Aires, Argentina (2015) e Havana, Cuba (2018). A décima segunda edição do congresso acontecerá em Santiago, no Chile, e está prevista para 23 a 27 de outubro de 2022, sobo tema Protección Radiológica: adaptandonos a nuevos escenarios. Acompanhe nossa página de eventos, na qual serão postadas informações atualizadas.

Atualize sua agenda!

Eventos agosto e setembro de 2021

- XII Seminário Internacional de Energia Nuclear - SIEN 2021 - 25, 26 e 27 de agosto de 2021.
- Stand for Nuclear Brazil 2021 - 5 de agosto a 25 de setembro de 2021.
- First Latin-American Congress on Solid State Dosimetry and Radiation Measurements - 13 a 17 de setembro de 2021.
- Seminário sobre Irradiação de alimentos: tecnologia e inovação na mesa dos brasileiros - 14 e 15 de setembro de 2021.

Seminário sobre Irradiação de alimentos: tecnologia e inovação na mesa dos brasileiros

14 e 15 de setembro de 2021

Evento virtual promovido pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR), com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (ENAGRO). Maiores informações em: https://evento2021.sbpr.org.br

15 de abril

Dia da Proteção Radiológica

No dia 15 de abril, comemora-se o Dia da Proteção Radiológica. A data foi escolhida em homenagem ao reconhecido físico argentino Dr. Dan Benison, especialista em proteção radiológica que, em 15 de abril de 1996, recebeu o Prêmio Sievert, reconhecimento máximo em proteção radiológica, durante o 9º congresso internacional da IRPA. Parabéns a todos os radioprotecionistas hoje e sempre!

Atenção autores do periódico científico Brazilian Journal of Radiation Sciences

Fiquem atentos aos critérios de credenciamento da BJRS nas bases internacionais

Solicitamos a todos os colegas pesquisadores que publicam na revista Brazilian Journal of Radiation Sciences que informem o seu ORCID iD, cada um em seu respectivo Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/

Em Dados Gerais, clicar em Identificação. Em seguida, clique em "Register or Connect your ORCID iD" (ou acesse antes para registro: https://orcid.org/register).
https://www.aguia.usp.br/.../orc.../passo-passo-obter-orcid/
ORCID'S mission is to enable transparent, trustworthy connections between researchers and their contributions by providing a unique, persistent identifier.

Contamos com sua presteza e disponibilidade. Este é um passo importante para atender aos critérios de credenciamento da revista nas bases internacionais. Atenciosamente,

Dr. Alfredo Lopes Ferreira Filho

Irradiação de Alimentos - como viabilizar e implementar o negócio no Brasil?

SBPR esteve representada na mesa Comunicação com a Sociedade

Em 8 de abril de 2021, aconteceu o evento Irradiação de Alimentos - como viabilizar e implementar o negócio no Brasil? - promovido pela Casa Viva. Cada mesa abordou um importante ponto de discussão, discutindo: a tecnologia da irradiação como política pública; modelos de negócio; modelos tecnológicos adequados ao Brasil; visão dos setores produtivos e usuários; fontes de financiamento e linhas de crédito; cases internacionais e comunicação com a sociedade. O evento contou com a participação de representantes do GSI, Amazul, IPEN, ABEN, MAPA, Anvisa, FAO, Embrapa, dentre outras prestigiosas instituições e empresas ligadas ao tema da irradiação de  alimentos. A SBPR esteve representada neste evento na mesa Comunicação com a Sociedade. Estiveram presentes nesta mesa representantes do GSI (Gabinete de Segurança Institucional do Governo Federal), Anvisa, IPEN/CNEN, CNA e FAO no Brasil. Confira publicações relacionadas:

https://www.amazul.mar.mil.br/amazul-debate-modelo-de-negocio-para-irradiacao-alimentos
https://www.ipen.br/portal_por/portal/interna.php?secao_id=37&campo=15597

SAIBA MAIS

RENOVAÇÃO DE ANUIDADE SBPR

REDUÇÃO DE 25% PARA O ANO DE 2021

Conforme estabelecido em assembleia de 08/12/20, a anuidade da SBPR tem redução de 25% para o ano de 2021. Os novos valores são R$90,00 para sócios efetivos e R$45,00 para técnicos e estudantes. Aproveite para renovar sua inscrição!

SAIBA MAIS

Amazul contrata Nuclep para montagem de reator nuclear para submarino

Contrato prevê fabricação e fornecimento do vaso (cilindro) e estruturas internas de contenção onde será montado o reator.

SAIBA MAIS

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA SBPR

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Atendendo às disposições estatutárias da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica, ficam convidados os associados a se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária na terça-feira, dia 08 de dezembro de 2020, às 19:00, em primeira convocação, com a presença de no mínimo um quarto dos associados efetivos e, em segunda convocação, às 19:30, com ao menos dez associados efetivos presentes.

SAIBA MAIS

Presidente da SBPR participa do CBMRI 2020 - ONLINE

A importância das sociedades cientificas na disseminação do conhecimento

"A importância das sociedades cientificas na disseminação do conhecimento" será tema de uma sessão do Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes, entre os dias 23 e 25 de novembro de 2020 no formato online. Sessão 15: Dia 24/11 - 18 h - 20 h A importância das Sociedades Científicas na disseminação do conhecimento - Coordenador: Josilto de Aquino, Presidente da SBPR. Saiba mais em https://cbmri.org.br/site/

Metodologia de Gestão do Conhecimento da Amazul

Será apresentada em simpósio da LAS/ANS

A Amazul apresentará sua metodologia de Gestão do Conhecimento e Mapeamento de Competências Comportamentais no simpósio técnico da Seção Latino-Americana da Sociedade Nuclear Americana (LAS/ANS), que acontece online de 24 a 26 de novembro. Tema do simpósio: Preservação e Gestão do Conhecimento Tecnológico Nuclear na América Latina. Saiba mais em: https://amazul.mar.mil.br/

Nova diretoria da SBPR toma posse em 30/10/2020

Conheça os integrantes da diretoria eleita

Sexta-feira, dia 30/10/2020, com o Registro da Ata da Assembleia Geral Ordinária no Registro Civil da Pessoa Jurídica - RCPJ RJ, tomou posse a nova Diretoria da nossa Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica - SBPR. Confira os integrantes da nova diretoria:

Presidente:Josilto Oliveira de Aquino (CNEN, RJ).
Vice-Presidente:Nivaldo Carlos da Silva (LAPOC/CNEN, MG).
Secretário Geral:João Carlos Videira José (ARCTEST, SP).
Tesoureiro:Lucas Gomes Padilha Filho (UFRJ, RJ).

Compõem a Chapa eleita também as Secretarias Regionais e Secretarias Temáticas. Clique em "saiba mais" e confira.

SAIBA MAIS

Adendo à Convocação para Assembléia Ordinária da SBPR

O Presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica informa que, para a Assembleia Geral Ordinária da SBPR, a ser realizada no dia 18 de agosto de 2020, a seguinte comissão eleitoral foi definida

SAIBA MAIS

CONVOCAÇÃO - ASSEMBLEIA ORDINÁRIA PARA ELEIÇÃO 2020/2022

O Presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica convoca a todos os associados para a Assembleia Geral Ordinária da SBPR, a ser realizada no dia 18 de agosto de 2020, a ser realizada de forma virtual, através do link https://us02web.zoom.us/j/87263707093?pwd=RjN0YTdTR2RtbjZ5QjlUbzg0UUE0UT09 (ID da reunião: 872 6370 7093 / Senha de acesso: 646355), em primeira convocação às 19:00 horas com a presença de pelo menos um quarto dos seus sócios efetivos em primeira convocação e, em segunda convocação, às 19:45, com pelo menos dez associados efetivos presentes e que estejam em dia com sua anuidade para ter o direito a voto.

SAIBA MAIS

Ultravioleta pode salvar vidas

A radiação UV é uma arma poderosa contra o coronavírus

Faça o download da Revista da ABDAN e saiba mais

SAIBA MAIS

COMUNICADO DOS EDITORES DO BJRS

O Comitê Editorial resolveu então retomar a avaliação dos artigos que ainda não foram publicados. Os trabalhos aceitos serão publicados nos números regulares do BJRS. Devido ao longo período passado, é possível que alguns autores tenham submetidos os seus artigos a outros periódicos ou mesmo não desejem mais publicá-los na versão submetida à época. Neste caso, solicitamos dos autores que se enquadram nesta situação que escrevam um e-mail para Fernando Andrade Lima (falima@globo.com) manifestando seu desejo de não mais publicar o artigo submetido.

SAIBA MAIS

Artigos completos para os próximos Números Especiais da BJRS

Referente ao Congresso: INAC 2019

Foi estabelecida as datas limites para submissão e avaliações dos artigos completos a serem publicados nos próximos Números Especiais da BJRS referentes ao seguinte Congresso: INAC 2019

SAIBA MAIS

ABFM PUBLICA ORIENTAÇÕES AOS FÍSICOS MÉDICOS NO ENFRENTAMENTO AO NOVO CORONAVÍRUS

SAIBA MAIS

COVID-19: CNEN ADOTA MEDIDAS PARA PRESERVAR SAÚDE DE COLABORADORES E MANTER ATIVIDADES ESSENCIAIS

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) estabeleceu medidas emergenciais em reação à pandemia do Covid-19. Para evitar contágios e preservar a saúde de seus colaboradores as atividades serão executadas remotamente em todos os casos possíveis em todas as unidades da instituição. O trabalho presencial ocorrerá apenas quando for indispensável para a manutenção dos serviços essenciais da instituição.

SAIBA MAIS

Reunião Ordinária Pública 31/2019 da Diretoria Colegiada da ANVISA

Nesta última terça-feira, dia 17.12, ocorreu a Reunião Ordinária Pública 31/2019 da Diretoria Colegiada da ANVISA, onde aprovaram por unanimidade a Proposta de Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) e Instruções Normativas vinculadas que dispõe sobre requisitos sanitários para o funcionamento de serviços de radiologia diagnóstica ou intervencionista, e substituirá a Portaria 453/98-MS. De 3241 contribuições públicas e suas considerações da equipe da ANVISA, destacaram-se as seguintes conclusões.

SAIBA MAIS

Nota de esclarecimento sobre o Grupo RADIOPROTECIONISTAS

Prezados(as), informo a todos que as publicações do grupo "RADIOPROTECIONISTAS" NÃO estão reproduzindo o pensamento da diretoria da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica.

A SBPR não endossa nenhum posicionamento político que não seja diretamente ligado às práticas radiológicas e nucleares no Brasil.
O grupo RADIOPROTECIONISTAS não é de propriedade e nem depende da vontade da SBPR ou da IRPA, nossa representada no Brasil.

Caso queiram conhecer as publicações da SBPR, acessem a página da SBPR no Facebook https://www.facebook.com/sbpr.br/ ou o grupo SBPR - RADIOPROTECIONISTAS https://www.facebook.com/groups/2328325670823710/

Atenciosamente,

MARCOS A. DO AMARAL
PRESIDENTE DA SBPR

SAIBA MAIS

NOTA DA SBPR SOBRE A REPORTAGEM "CATÁSTROFE" DE O GLOBO DE 14/02/2019

14 de Fevereiro de 2019

Hoje a reportagem de O Globo, assinada por Ascânio Seleme, prestou o maior desserviço à sociedade brasileira que um órgão de comunicação poderia realizar. O Globo deu voz a uma manifestação sem nenhuma base técnica, sem nenhum respaldo científico, simplesmente liberou para que uma pessoa, aparentemente sem qualificação, expressasse seus sentimentos, permitindo induzir seus leitores a sentimentos de angústia devido às imagens catastróficas relatadas, improváveis de serem concretizadas na vida real.  A comparação das usinas nucleares com as barragens de Mariana e Brumadinho foi infeliz e maliciosa e não deveria ter sido feita em nenhuma hipótese, por não haver padrão para tal.

SAIBA MAIS

II Simpósio Qualidade de Água e Radioatividade

30 de novembro de 2018 no Rio de Janeiro

Focado em águas engarrafadas, o evento reunirá membros das empresas, do setor de regulamentação e da academia para discutir a ocorrência da radioatividade em águas brasileiras e as legislações aplicadas no Brasil e no Exterior.

Simpósio de Radiologia Musculoesquelética com o Dr. Resnick

15 de setembro de 2018 das das 08h00 às 18h00 no Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa

O Simpósio de Radiologia Musculoesquelética com o Dr. Resnick proporciona o encontro do Dr. Resnick com os ex fellows e os demais interessados na área. Direcionado a radiologistas, residentes e acadêmicos. Membros da SBPR beneficiam-se do desconto de 20% no Evento. Condição especial para ex-fellows do Dr. Resnick. Confira a programação e inscreva-se! Informações: 0800 730 2211

1º Workshop de Radioproteção Industrial

Realização ABENDI

Atenção profissionais das indústrias de gamagrafia, medidores nucleares, perfilagem de poços de petróleo e irradiador de grande porte. Acesse o link e inscreva-se: https://goo.gl/VkZ7jZ. O evento será realizado em 29 de maio das 9h00 às 16h00 em São Paulo.

Nova junta diretiva da FRALC

Assembleia da FRALC

Durante o XI Congreso Regional de Seguridad Radiológica y Nuclear (IRPA - Cuba 2018) ocorreu a assembleia da Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe (FRALC) com a participação de 10 sociedades de proteção radiológica: Argentina, Bolivia, Brasil, Colombia, Cuba, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguay. Simone Kodlulovich Renha, do Brasil, foi eleita presidente da FRALC. Também fazem parte da nova junta diretiva: Marina Di Giorgio (Argentina), Eduardo Medina Gironzini (Peru), Carolina Viloria (Colombia) e Miguel Olalla (Equador).

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE ENVIO DE ARTIGOS PARA BJRS

Números Especiais da BJRS referentes aos Congressos: Radio 2017 e INAC 2017

Devido a um ataque cibernético, os servidores da SBPR e BJRS caíram na última semana, justamente no prazo final de entrega dos artigos a serem publicados nos Números Especiais da BJRS referentes aos Congressos: Radio 2017 e INAC 2017. Assim, os editores do periódico deixam as seguintes orentações:
1 - PARA AQUELES QUE NÃO PUDERAM ENVIAR - PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE ENVIO: os artigos poderão ser enviados até a próxima sexta-feira, dia 9 de março.
2 - PARA AQUELES QUE ENVIARAM SEUS PAPERS NO ÚLTIMO MÊS: Acreditamos que conseguimos recuperar nossos sistemas com o mínimo de prejuízos, entretanto, pedimos que verifiquem no sistema da BJRS se os seus artigos estão devidamente registrados.

IRPA CUBA 2018

14 a 20 de abril de 2018 em La Habana, Cuba

Foi prorrogada a data para envio de trabalhos completos. A nova data-limite para envio de papers é 20 DE FEVEREIRO DE 2018. Os trabalhos devem ser elaborados conforme recomendações disponíveis no site oficial do congresso: http://www.irpacuba.com.

Excursão para o 3ª Simpósio Multidisciplinar de Radiologia da GE Healthcare

A SBPR apoia esta iniciativa

QUEM PROMOVE? ETX Saúde
PARA QUEM? Estudantes e Profissionais da Radiologia, Física, Engenharia, Veterinária e demais profissionais ligados ao Radiodiagnóstico.
QUANDO? Dia 16 de março de 2017.
Saída do Rio de Janeiro em 16/03/17 às 23:30h/ Chegada em São Paulo em 17/03/17 às 07:00h
Saída de São Paulo em 17/03/17 às 17:30h/ Chegada no Rio de Janeiro em 17/03/17 às 23:30h
QUANTAS VAGAS? 45
MAIORES INFORMAÇÕES: https://etxsaude.wixsite.com/etxsaude/treinamento

XI REGIONAL IRPA

Fique atento à mudança de data!

O comitê organizador do IRPA CUBA informa que, por motivos de força maior, a data da realização do congresso vai ser adiantada em uma semana. Anote a nova data: 16 a 20 de abril de 2018.

Artigos completos para os próximos Números Especiais da BJRS

Referentes aos Congressos: Radio 2017 e INAC 2017

Foi estabelecida a Data-limite de 22 de dezembro para submissão dos artigos completos a serem publicados nos próximos Números Especiais da BJRS referentes aos seguintes Congressos: Radio 2017 e INAC 2017
Os manuscritos devem ser previamente formatados de acordo com o modelo disponível na página web da BJRS:
http://www.bjrs.org.br/revista/index.php/REVISTA/index

Simposio Internacional sobre Educación, Capacitación, Divulgación y Gestión del Conocimiento Nuclear

13 a 17 de novembroe de 2017 no Palacio San Martín, Buenos Aires, Argentina

Simpósio realizado pela Red Latinoamericana para la Educación y la Capacitación en Tecnología Nuclear (LANENT) conjuntamente com a Comisión Nacional de Energía Atómica (CNEA). Podem ser enviados trabalhos até 9 de junho e autores com papers aprovados poderão solicitar auxílio financeiro junto à Agência Internacional de Energia Atômica até 31 de julho. Destinado a professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados em educação, capacitação, divulgação e gestão do conhecimento em tecnologia nuclear na América Latina e Caribe. Confira os detalhes em: http://www.lanentweb.org/simposioBA

IPEN realiza simpósio sobre técnicas para controle populacional de mosquitos Aedes aegypti

11 de outubro de 2017, no IPEN

O simpósio pretende oferecer um panorama das técnicas e atividades que vem sendo realizadas para combater o Aedes aegypti. INSCRIÇÕES GRATUITAS pelo e-mail: simposio.aedes@gmail.com . O interessado deve informar: nome, instituição em que trabalha (ou estuda) e CPF. Serão fornecidos certificados de participação.

International Joint Conference RADIO 2017

Preços promocionais para reserva de hotel

Garanta sua reserva! A organização do evento acaba de fechar novo acordo com operdora que garante preços especiais para participantes da RADIO 2017. A reserva e voucher online e possibilidade de parcelamento em até 6 x no cartão. Confira em https://eventline.com.br/hotel/campaign/887 Clique na imagem para visualizá-la melhor.

Apoyos financieros para la participación en la Conferencia International Conjunta RADIO 2017

El Organismo Internacional de Energía Atómica (OIEA) otorgará un número limitado de apoyos financieros para la participación de profesionales de sus Estados Miembros en América Latina y el Caribe en la Conferencia International Conjunta RADIO 2017 ?Goiania 30 años despues- Compartiendo Experiencias? , que se celebrara en Goiania, Brasil del 25 al 29 de Septiembre del 2017.
Como parte de la Conferencia se desarrollaran los siguientes eventos:
1. V Congreso Brasileño de Protección Radiológica.
2. VI Congreso de protección radiológica de los países de habla portuguesa.
3. VII Congreso Internacional de Radioprotección Industrial.
Los criterios de otorgamiento de ayuda económica por parte del OIEA son los siguientes: (1) Contar con un trabajo aceptado por el Comité Científico, para ser presentado oralmente en las sesiones de la Conferencia. Los trabajos deben relacionarse directamente con las áreas temáticas de la Conferencia y objetivos del proyecto RLA9075 (Refuerzo de Capacidades de Usuarios Finales en Protección Radiológica). (2) Trabajar en una institución nacional gubernamental o sin fines de lucro. La postulación correspondiente debe realizarse utilizando el sistema INTOUCH (http://intouch.iaea.org), a través de la Contraparte del Proyecto RLA9075 y el NLO de cada país, antes del 30 de Junio de 2017. Referir la nominación al Evento: "Conferencia Internacional Conjunta RADIO 2017" RLA9075. El candidato deberá anexar, en el mismo sistema INTOUCH, el resumen del trabajo científico a presentar, y a posteriori el trabajo completo. Así mismo, deberá anexar la confirmación de aceptación. El otorgamiento de la ayuda financiera estará supeditado a la aprobación del trabajo a presentar y la disponibilidad de fondos.

Envio de resumos para Radio 2017

Fique atento

Atendendo a inúmeros pedidos, o comitê científico da International Joint Conference RADIO 2017 amplia o prazo para o envio de resumos simples. Nova data limite: 29 de maio de 2017. Aproveite a prorrogação e prepare teu resumo! Para maiores informações, acesse: http://www2.sbpr.org.br/radio2017/pb/submissao/

Nota da SBPR sobre as circunstâncias da troca da presidência da CNEN

A Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica - SBPR manifesta a sua preocupação com a maneira como foi conduzida a exoneração do Professor Dr. Renato Machado Cotta da presidência da Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Conforme consta, a exoneração foi precedida da negativa do presidente da CNEN em aceitar a indicação para a presidência da NUCLEP - Nuclebras Equipamentos Pesados SA de uma pessoa não ligada ao setor nuclear, com vinculaçãopolitico-partidaria recente e indicada ao cargo por pessoas ocupantes de cargos políticos.

A SBPR enfatiza a importância fundamental de que a pessoa liderando o órgão regulador brasileiro para a área nuclear seja de notório saber nessa área, com experiência de atuação no setor nuclear e sem vinculação político-partidária. Diferentemente das demais aplicações na sociedade, as aplicações nucleares não devem estar sujeitas aos interesses partidários localizados nem sofrer pressões políticas que possam, de qualquer maneira, influenciar as tomadas de decisão em um setor de estratégia tamanha para os destinos do País. É preocupante quando a interferência política passa a influir nos programas de controle e licenciamento da área nuclear e radiológica do Brasil, sendo que a história nos mostra que a não independência dos técnicos das áreas estratégicas pode trazer sérios prejuízos para o País.

Ao professor Dr. Renato Cotta, nosso reconhecimento pelo trabalho realizado em prol da área nuclear brasileira e nossos votos para que seus conhecimentos continuem auxiliando o Brasil no caminho certo do uso da energia nuclear.

Rio de Janeiro, 21 de março de 2017.

Sociedade Brasileira de Proteção Radiologica - SBPR

International Joint Conference RADIO 2017

25 a 29 de setembro de 2017 em Goiânia, Brasil

A Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica disponibiliza o website oficial da International Joint Conference RADIO 2017. A Conferência reúne três importantes congressos: V Congresso Brasileiro de Proteção Radiológica, VI Congresso de Proteção Contra Radiações de Países de Língua Portuguesa e VII Congresso Internacional de Radioproteção Industrial. Inscreva-se, participe e ajude a divulgar esta importante iniciativa! Confira em: http://www2.sbpr.org.br/radio2017/

Mestrado e doutorado no IRD

O processo seletivo se inicia no dia 16 de janeiro e o resultado será divulgado em 20 de janeiro

O IRD recebe até 16 de dezembro inscrições para seu processo seletivo ao mestrado e doutorado em Radioproteção e Dosimetria. As inscrições podem ser feitas na secretaria de Pós-graduação do instituto ou pelos Correios, com data limite de postagem no dia 16. Os candidatos devem ser das áreas de ciências exatas e da terra, ciências da saúde, ciências biológicas, ciências agrárias ou engenharias. O programa oferece formação nas áreas de Biofísica das Radiações, Física Médica, Metrologia e Radioecologia.

SAIBA MAIS

Escola sobre gestão do conhecimento nuclear - AIEA - IRD/CNEN

Curso gratuito - vagas limitadas

A Escola de Gestão do Conhecimento Nuclear é um curso com objetivo de prover educação e treinamento especializado no desenvolvimento e na implementação de programas de gestão do conhecimento nas rganizações de ciência e tecnologia nuclear. Será realizada de 5 a 9 de dezembro, no IRD, em parceria com a Agência Internacional de Energia Atômica. As vagas são limitadas. O curso será ministrado por professores brasileiros e da AIEA. O link para a pré-inscrição é http://moodle.ird.gov.br/ensino/index.php/escola-de-gestao-do-conhecimento-nuclear

Canais de comunicação SBPR

Conheça, divulgue e incentive seus colegas a participarem!

As redes sociais revolucionam a comunicação no mundo moderno. Para incentivar e fomentar a comunicação entre os membros de nossa comunidade, a SBPR disponibiliza diversos canais para a disseminação da informação e troca de experiêncas entre profissionais da radioproteção e temas afins.
1 - Rede Radioprotecionistas, um canal para o intercâmbio de informações entre países de língua protuguesa. Sócios e não sócios podem se inscrever em http://br.groups.yahoo.com/group/radioprotecionistas/.
2 - Grupos no Facebook. Acesse https://www.facebook.com/groups/radioprotecionistas e https://www.facebook.com/sbpr.br. Convide seus colegas a participarem e compartilhe as publicações de nossas ações. O engajamento de todos é fundamental para o fortalecimento da radioproteção no Brasil!
3 - Website da SBPR - constantemente atualizado com eventos, notícias e newsletters mensais para a comunicação das ações da SBPR e discussão de temas de interesse. Mais um vínculo para uma comunicação mais dinâmica com nossos associados.

Edital de Convocação

Eleição da nova Diretoria da SBPR

Tendo em vista o prematuro encerramento do mandato da Diretoria eleita na Conferência de Gramado em 2014 (que deveria ocorrer apenas em Dezembro), em carater de urgência, convocamos todos os associados a participar da Assembléia Geral Extraordinária da SBPR a se realizar na próxima quinta-feira, dia 20/10/2016, as 17:00 hs em primeira convocação e as 17:30 em segunda convocação, para eleição da nova Diretoria da entidade. A Assembleia será realizada no Hotel Vila Galé, na rua Riachuelo 124, Lapa, Rio de Janeiro, RJ, aproveitando a presença de inúmeros associados no NORM VIII, o Eighth International Symposium of Naturally Occurring Radioactive Material, co-organizado pela SBPR. Veja edital completo em http://www2.sbpr.org.br/conteudo.php?p=convocacao-nova-diretoria-2016

International Joint Conference RADIO 2017

Goiânia, 30 Anos Depois: Compartilhando Experiências - 24 a 29 de setembro de 2017

A Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR) e a Sociedade Portuguesa de Proteção contra Radiações (SPPCR), ambas entidades afiliadas da International Radiation Protection Association (IRPA), se uniram para organizar a International Joint Conference RADIO 2017 em conjunto com a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (ABENDI) e a Federación de Radioprotección de America Latina y el Caribe (FRALC). O evento reunirá em Goiânia o V Congresso de Proteção contra Radiações dos Países de Língua Portuguesa, o VII Congresso Internacional de Radioproteção Industrial e o V Congresso Brasileiro de Proteção Radiológica.

Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes do DEN/UFPE acreditado pelo INMETRO

Parabéns ao LMRI-DEN/UFPE por mais esta conquista!

É com grande satisfação que informamos à comunidade que desde 13 de junho o Laboratório de Metrologia das Radiações Ionizantes-LMRI-DEN/UFPE está acreditado pelo INMETRO e passa a fazer parte da RBC. A SBPR parabeniza à Dra. Helen Khoury e sua equipe por mais esta importante conquista! O Laboratório presta serviços à comunidade desde 1997 no setor de calibração de monitores de radioproteção. Os serviços de calibração são executados para indústrias, hospitais, clínicas e universidades de todo o país que utilizam radiações ionizantes nos seus processos. Conheça o trabalho do Laboratório no site: http://www.grupodoin.com/serv_calibracao.htm

Brazilian Journal of Radiation Sciences

Classificação para a Área Interdisciplinar B1 pelo Qualis da CAPES

A revista científica Brazilian Journal of Radiation Sciences foi criada em 2013 pela SBPR e obteve recentemente classificação para a Área Interdisciplinar B1 pelo Qualis da CAPES. O fator de impacto de um periódico é definido pelo Thomson Scientific (Institute for Scientific Information -ISI) ao final de dois anos da indexação, considerando o número de artigos publicados e sua relação com o número de vezes que foram citados. Por isso, esta classificação representa para a BJRS um reconhecimento pela qualidade e abrangência dos artigos publicados. Conheça a revista e as normas de publicação em http://www.bjrs.org.br/revista.htm

Campanha para recadastramento dos associados SBPR

Mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados

Ao longo dos anos, muitos associados mudaram o sobrenome, endereço, telefone, e-mail e dados profissionais. A atualização é essencial para que a SBPR possa se comunicar com você e para que você possa usufruir dos benefícios exclusivos aos associados. É rápido e fácil. Você pode atualizar seus dados na área do associado com seu CPF e e-mail. Mas fique atento: em alguns casos o associado não consegue acesso ao sistema porque o CPF ou e-mail informado difere do cadastro no nosso sistema. Nesse caso entre em contato com a SBPR informando seu nome, CPF e e-mail, para que possamos regularizar o seu cadastro.

Grupo radioprotecionistas

Grupo no yahoo para a disseminação da informação

A Rede Radioprotecionistas é um canal para a troca de informações e compartilhamento de ideias. Para entrar no grupo envie e-mail em branco para: radioprotecionistas-subscribe@yahoogrupos.com.br - O grupo é organizado pela SBPR - Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica e pela SPPCR - Sociedade Portuguesa de Proteção Contra Radiações http://www.sppcr.pt/ visando congregar sócios e não sócios visando o intercâmbio de conhecimentos e informação na área de radioproteção e temas afins. Mesmo não sendo ainda sócio da SBPR inscreva-se no novo Grupo de Radioproteção para países de língua portuguesa: http://br.groups.yahoo.com/group/radioprotecionistas/

Redesign do website

A SBPR inicia o ano de cara nova!

Consciente dos benefícios que a Internet pode propiciar aos associados, a SBPR investiu em um novo site que promete muitas novidades. O site contará com informações detalhadas sobre eventos e uma área restrita para associados. Estão em desenvolvimento e brevemente serão disponibilizados: inscrição e renovação com cadastro e pagamento online; fórum de discussões e cursos virtuais de atualização. Ajude a divulgar estas iniciativas!

Newsletter SBPR

Fique por dentro das novidades!

É com grande satisfação que a SBPR relança sua Newsletter a partir do mês de fevereiro de 2016. Nossa intenção é contarmos com um boletim mensal para a comunicação das ações da SBPR para a nossa comunidade e discussão de temas de interesse. Esperamos que este seja mais um vínculo para uma comunicação mais dinâmica com nossos associados. E convidamos a todos a participarem desta iniciativa, enviando sugestões de matérias a serem publicadas. Seja colabora eventual do nosso informativo e participe de forma ativa e efetiva na comunidade de radioprotecionistas!

Grupos Facebook

Por uma participação mais efetiva dos integrantes de nossa comunidade

As redes sociais revolucionam a comunicação no mundo moderno. No intuito de incentivar e fomentar a comunicação entre os membros de nossa comunidade, a SBPR criou dois grupos no Facebook. Acesse https://www.facebook.com/groups/radioprotecionistas e https://www.facebook.com/sbpr.br . Curta nossas páginas no Facebbok e ajude a valorizar esses canais criados para ampliar e incentivar o protagonismo dos integrantes de nossa comunidade. Convide seus amigos e compartilhe as publicações de nossas ações. O engajamento de todos é fundamental para o fortalecimento da radioproteção no Brasil!

Nova data para envio de resumos expandidos RADIO 2022

26 de junho de 2022

A Comissão Científica da RADIO 2022 comunica que os Resumos Expandidos aceitos serão programados para apresentação oral serão ou sessões de pôsteres. Resumos Expandidos não serão publicados na revista "Brazilian Journal of Nuclear Sciences (BJRS)". Porém após o evento haverá um prazo para os autores dos Resumos Expandidos (aprovados e apresentados na RADIO 2022) submeterem os trabalhos completos para a BJRS. Os artigos, por sua vez, serão avaliados por pares cegos para publicação no número especial da BJRS para a RADIO 2022.