HOME»Newsletter SBPR»Newsletter SBPR - Março de 2024

Newsletter SBPR - Março de 2024

International Joint Conference RADIO 2024

Segurança radiológica na era da informação: estabelecendo adequados processos de comunicação

A Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR) realiza mais uma edição da RADIO, este ano presidida pelo Dr. Alfredo Lopes Ferreira Filho. Realizada a cada 2 anos, a RADIO é tradicionalmente o evento de proteção radiológica mais expressivo da comunidade radioprotecionista, constituindo-se no maior fórum de discussões e troca de experiências, apresentação de inovações e tendências, compartilhamento da informação científica e network profissional. Este ano, a conferência será realizada no Rio de Janeiro, entre 14 e 18 de outubro de 2024, e congrega 5 importantes eventos:

  • X Congresso de Proteção Contra Radiações da Comunidade de Países de Língua Portuguesa
  • X Congresso Internacional de Radioproteção Industrial
  • X Congresso Brasileiro de Metrologia das Radiações Ionizantes (CBMRI)
  • VIII Congresso Brasileiro de Proteção Radiológica
  • II Encontro Nacional de Mulheres do Setor Nuclear

Como nas versões anteriores, a organização conjunta da Conferência parte da ideia de que o fortalecimento de uma cultura de proteção e segurança radiológica passa pela criação de oportunidades de diálogos construtivos entre todas as partes interessadas, envolvidas em atividades relacionadas à radiação, incluindo especialistas em proteção radiológica, físicos, médicos, bem como projetistas e fornecedores de equipamentos. Nosso propósito e aspirações, como sociedade de profissionais, incluem o fortalecimento de uma cultura de segurança e a melhoria da Proteção Radiológica, como disciplina científica, nas diversas aplicações das radiações na medicina, na indústria, na agricultura e na pesquisa, através da defesa pública e da representação perante autoridades governamentais, e da promoção de redes, partilha de informações, orientação, oportunidades de carreira, formação de liderança e desenvolvimento profissional.

Já está aberta a chamada para envio de resumos, para uma vasta gama de áreas temáticas que serão abordadas na RADIO 2024. Confira no site da RADIO 2024.

A data limite para envio de resumos é 30 de abril de 2024 e o template já está disponível no site do evento. Além disso, a Brazilian Journal of Radiation Sciences, revista científica de acesso aberto diamante, revisada por pares e editada pela SBPR desde o IRPA Regional de 2013, publicará um número especial com uma seleção de trabalhos científicos apresentados durante a Conferência, desde que submetidos posteriormente à revista sob a forma de artigo completo. Bloqueie sua agenda, prepare o seu resumo e prepare-se para a RADIO 2024, o evento mais aguardado do ano!

Clique aqui para envio de resumos e áreas temáticas
Clique aqui para o Website da RADIO 2024

16th International Congress (IRPA 16)

Radiation harmonization: standing united for protection

A International Radiation Protection Association (IRPA) promove o 16th International Congress (IRPA 16) que acontecerá no Hotel Rosen Shingle Creek, de 7 a 12 de julho de 2024 em Orlando, Estados Unidos. A IRPA é uma associação internacional de profissionais de proteção radiológica que se unem através de suas sociedades nacionais ou regionais. Se você é membro da SBPR, você é membro da IRPA, uma voz potente para as disciplinas relacionadas às aplicações das radiações ionizantes, que necessariamente precisam garantir segurança e proteção.

A programação inclui temáticas atuais, lições aprendidas e desafios futuros, de interesse dos diferentes países nos diversos continentes. Confira no site a programação que inclui conferências, mesas redondas, apresentações orais e pôsteres, além da programação social.

A SBPR tradicionalmente participa tradicionalmente dos congressos internacionais da IRPA, com uma delegação atuante. Na última década, as edições anteriores do congresso aconteceram na Escócia, África, Coreia do Sul e, finalmente Orlando. Este ano, a SBPR postulará a realização do IRPA 18 no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. Seria um grande prestígio para o Brasil realizar tão importante evento! Junte-se a nós em Orlando! Apresente sua pesquisa, conheça o que estão fazendo outros países. Eventos são excelentes oportunidades para atualização profissional, troca de experiências e novas parcerias. Fique atento: ainda há tempo de enviar resumos, a serem apresentados em formato de pôster.

Clique aqui para envio de resumos
Clique aqui para website do evento

Seminário sobre Operações Seguras de Radiografia Industrial 2024

Realização IPEN-CNEN

O tema da Radiofobia foi pauta de discussão em diversos eventos, como a RADIO 2022 e o Workshop de Radioproteção na Indústria, promovido pela SBPR em 2023. A Radiografia Industrial é uma importante ferramenta de inspeção não destrutiva que pode avaliar com precisão diversas descontinuidades internas em materiais. Devido à radiofobia, os testes radiográficos muitas vezes são substituídos por outras técnicas, aparentemente concorrentes, porém menos sensíveis. Em nome de uma pretensa segurança, algumas instalações acabam optando inadvertidamente pelo ultrassom ao invés da radiação ionizante, em detrimento da qualidade de inspeção. As aplicações seguras das radiações ionizantes são parte integrante de nosso cotidiano e contribuem para a melhora da qualidade de vida da população, entretanto, as radiações muitas vezes vem acompanhada de conceitos equivocados e medos infundados, que confundem a percepção do profissional e dificultam a tomada de decisão.

Em resposta a esta demanda de comunicação com a sociedade, o IPEN promove este ano o Seminário sobre Operações Seguras de Radiografia Industrial 2024. O objetivo deste seminário é desmistificar a Radiografia Industrial, técnica de ensaio não destrutivo para inspeção de estruturas e materiais. Por meio de conferências e mesas redondas, o participante conhecerá as características da inspeção radiográfica, aspectos de saúde ocupacional, segurança na operação e aplicações práticas no cotidiano profissional, assim como suas vantagens e confiabilidade diante de outras técnicas que poderiam ser concorrentes. Espera-se que a desmistificação das radiações ionizantes contribua para ampliar os horizontes profissionais, ampliando o leque de possibilidades, oferecendo conhecimento cientificamente embasado para segurança na tomada de decisões. O evento é destinado a empresas (usuários finais) e universidades (professores e alunos) e oferecerá certificação com carga horária de 9 horas. O Seminário sobre Operações Seguras de Radiografia Industrial 2024 é um evento presencial e gratuito, com vagas limitadas que serão preenchidas por ordem de inscrição. Confira a ementa e conheça a programação preliminar.  Interessados podem solicitar sua carta-convite através do email: eventos2024inscricoes@gmail.com.

Seja um associado SBPR

Uma entidade técnico-científica para os radioprotecionistas

Fundada em 1986, a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica é uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos, filiada a International Radiation Protection Association  (IRPA) e a Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe (FRALC). Sua missão:      

  • Promover o intercâmbio de conhecimentos na área de proteção radiológica e temas afins.
  • Promover a difusão dos critérios de radioproteção no que se refere ao emprego de fontes de radiações ionizantes nas diversas áreas.
  • Promover a difusão de todos os aspectos da proteção radiológica, da segurança nuclear e dos critérios de normatização, não somente no meio científico, técnico e acadêmico, como também na sociedade em geral. 

Para incentivar e possibilitar a associação de todos os radioprotecionistas, em 2024 a SBPR mantém o mesmo valor de anuidade dos anos anteriores, a saber: R$90,00 para sócios efetivos e R$45,00 para técnicos e estudantes. Lembramos que a manutenção da SBPR é garantida pelas contribuições dos associados através do pagamento de anuidades e pela dedicação dos membros no fortalecimento da proteção radiológica no país. 

Para renovar sua inscrição, clique em: https://www.sbpr.org.br/conteudo.php?p=renove
Se você deseja se associar, clique em: https://www.sbpr.org.br/conteudo.php?p=associe

O presidente da SBPR, Josilto de Aquino, agradece a todos que contribuíram para a elaboração desta newsletter: Denise Levy, João Carlos Videira José (Catalão) e Marcela Morais.

VEJA TODAS AS EDIÇÕES