HOME»Newsletter SBPR»Newsletter SBPR - Maio de 2016

Newsletter SBPR - Maio de 2016

14th International Congress of the International Radiation Protection Association

Entre 9 e 13 de maio de 2016 foi realizado na Cidade do Cabo (África do Sul) o 14th Congress of the International Radiation Protection Association (IRPA). O evento contou com a participação de 900 participantes provenientes de 72 países. 

A IRPA é um dos 4 pilares da proteção radiológica. Enquanto UNSCEAR, ICRP e IAEA se ocupam respectivamente da ciência, princípios e recomendações para os países membros, a IRPA (Associação Internacional de Proteção Radiológica) ocupa-se da prática da radioproteção. Ela tem como um de seus principais objetivos a criação de sociedades, promovendo a comunicação e a cooperação internacional, articulando e apoiando reuniões internacionais, incluindo áreas do conhecimento como a ciência, medicina, engenharia, tecnologia e direito. Além disso, a IRPA incentiva a criação e revisão contínua das normas de proteção radiológica ou recomendações, fornecendo e/ ou elaborando referências sobre os principais tópicos: ética, informação ao público, educação e capacitação, cultura de segurança, certificação e qualificação. Os congressos internacionais, realizados a cada 4 anos, são fundamentais para  comunicações sobre as realizações, conhecimento científico e experiência operacional em proteção radiológica.

Conferindo ênfase à comemoração dos 50 anos da IRPA, os participantes da 14ª edição deste congresso internacional foram brindados com detalhes históricos sobre a criação da entidade e da evolução da proteção radiológica, discutindo durante esses 5 dias as lições aprendidas, a situação presente e os desafios futuros. As conferências, mesas redondas e apresentações de trabalhos abarcaram os diferentes tópicos da proteção radiológica: ciência fundamental, filosofia e recomendações, área médica, otimização, dosimetria, radiação natural, gerenciamento de rejeitos, transporte seguro de materiais radioativos, preparo e resposta para emergência, radiações não ionizantes e a prática da proteção radiológica. Ética, transdisciplinaridade, comunicação com o público, envolvimento dos interessados, harmonização e cultura de segurança foram temas que permearam as apresentações e foram amplamente discutidos nas diferentes áreas de atuação da proteção radiológica. Em breve a IRPA deve publicar em seu website as conclusões e recomendações deste importante evento. O próximo congresso internacional será em maio de 2020 em Seoul, na Coreia do Sul.

Acompanhe no website oficial da IRPA as últimas notícias de interesse e informações atualizadas sobre o 15th International Congress of the International Radiation Protection Association
http://www.irpa.net/

Brazilian Journal of Radiation Sciences - BJRS

A BJRS obteve classificação para a Área Interdisciplinar B1 pelo Qualis da CAPES

A revista científica Brazilian Journal of Radiation Sciences foi criada em 2013 pela SBPR e obteve recentemente classificação para a Área Interdisciplinar B1 pelo Qualis da CAPES. O que exatamente isso quer dizer? O Qualis Periódicos está dividido em oito estratos, em ordem decrescente de valor: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C. Para ser incluído nos quatro estratos superiores, o periódico deve ter fator de impacto medido pelo Institute for Scientific Information(ISI). Os quatro primeiros estratos foram classificados da seguinte forma: 

  • A1- Fator de Impacto igual ou superior a 3,800 
  • A2- Fator de Impacto entre 3,799 e 2,500 
  • B1- Fator de Impacto entre 2,499 e 1,300 
  • B2- Fator de Impacto entre 1,299 e 0,001 

 O fator de impacto de um periódico é definido pelo Thomson Scientific (Institute for Scientific Information -ISI) ao final de dois anos da indexação, considerando o número de artigos publicados e sua relação com o número de vezes que foram citados.  Por isso, esta classificação representa para a BJRS um reconhecimento pela qualidade e abrangência dos artigos publicados.

Esta conquista merece ser celebrada e compartilhada com todos aqueles, autores e leitores, que contribuíram para que a BJRS desse este passo à frente. Com efeito, o periódico surgiu tendo em vista o significativo momento de desenvolvimento e pluralidade de aplicações das radiações ionizantes e não ionizantes nos diversos contextos da sociedade contemporânea, como medicina, usinas nucleares, indústria e pesquisa.

O BJRS publica artigos que abarcam desde os temas mais plurais quanto os temas mais específicos da radioproteção, incluindo a física, química, biologia e medicina. A proposta da BJRS vai ao encontro da tendência internacional rumo à transdisciplinaridade, uma vez que a proteção radiológica trabalha de perto com profissionais de distintas áreas do conhecimento.  Desta maneira as publicações da BJRS englobam os aspectos essenciais da proteção radiológica, incluindo: questões regulatórias e recomendações internacionais, dosimetria, transporte, cultura de segurança, prontidão e respostas para emergências, efeitos biológicos da radiação ionizante, proteção ao meio ambiente, gerenciamento de rejeitos, radiação natural, proteção aos trabalhadores e membros do público, comunicação com a sociedade, educação, treinamento e capacitação. 

É neste contexto que a SBPR, uma sociedade associada à IRPA, considera esta revista científica como uma oportunidade para ampliar a comunicação entre os profissionais, promovendo um importante canal para a disseminação do conhecimento, uma vez que autores e leitores são justamente as partes interessadas nos processos de tomada de decisão relacionados à proteção radiológica. Estabelecendo um diálogo amplo e construtivo com outras partes interessadas, pretendemos promover o engajamento de todos os envolvidos em atividades relacionadas com as radiações, como supervisores em radioproteção e físicos médicos, assim como profissionais de outras áreas envolvidas, como fornecedores de equipamentos e designers.

Conheça a revista e as normas de publicação em http://www.bjrs.org.br/revista.htm

International Joint Conference RADIO 2017

10 a 15 de setembro de 2017, na cidade de Goiânia

A International Joint Conference, organizada pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica acontece a cada 3 anos. Reunindo diversos eventos que têm como elo de ligação a proteção às radiações nos mais diferentes contextos, a IJC tem por objetivo promover um fórum internacional para informação e troca de experiências, promovendo o diálogo entre técnicos, especialistas, pesquisadores, representantes da indústria, órgãos governamentais e instituições acadêmicas. Os eventos buscam satisfazer os interesses plurais de nossa comunidade, no que tange à medicina, indústria e pesquisa.

A próxima edição da International Joint Conference acontecerá de 10 a 15 de setembro de 2017, na cidade de Goiânia. Sob o tema "Goiânia, 30 anos depois: compartilhando experiências", a IJC Radio 2017 contará com a presença de renomados palestrantes nacionais e internacionais em conferências, mesas redondas e cursos de aprimoramento profissional. Além disso, o evento contará com uma gama de temas, ligados à proteção radiológica, a serem abordados nas sessões técnicas com apresentações de pôsteres e apresentações orais. A SBPR disponibilizará, ao longo dos próximos meses, informações sobre as áreas temáticas e prazos para inscrições e envio de trabalho. Fique de olho no nosso website e lembre-se: associado SBPR se beneficia de desconto na inscrição de todos os eventos organizados pela Sociedade!

Seja um associado SBPR

A SBPR é uma instituição científica e de representação profissional

Sua representatividade é garantida pelas contribuições dos sócios por meio do pagamento de anuidades e pela dedicação dos membros no fortalecimento da proteção radiológica no Brasil. Para afiliar-se à SBPR ou renovar sua inscrição, basta acessar o site: www.sbpr.org.br, atualizar seus dados cadastrais e imprimir o boleto no valor de R$60,00 (50% de desconto para estudantes e técnicos).

Fundada em 1986,a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica é uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos, filiada a International Radiation Protection Association  (IRPA) e a Federación de Radioprotección de América Latina y el Caribe (FRALC). Sua missão:      

  • Promover o intercâmbio de conhecimentos na área de proteção radiológica e temas afins.
  • Promover a difusão dos critérios de radioproteção no que se refere ao emprego de fontes de radiações ionizantes nas diversas áreas.
  • Promover a difusão de todos os aspectos da proteção radiológica, da segurança nuclear e dos critérios de normatização, não somente no meio científico, técnico e acadêmico, como também na sociedade em geral.

 
O presidente da SBPR, José Marcus de Oliveira Godoy, agradece a todos que contribuíram para a elaboração desta newsletter: Bernardo Dantas, Denise Levy, Josilto de Aquino e Alfredo Lopes Ferreira Filho

VEJA TODAS AS EDIÇÕES