HOME»INFORMAÇÕES GERAIS

Seminário Sobre Irradiação de Alimentos - Tecnologia e Inovação na Mesa dos Brasileiros

Evento promovido pela Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR), com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (ENAGRO), entre os dia 14 e 15 de setembro.

Fundada em 1986, a Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica é uma entidade técnico-científica sem fins lucrativos que tem por missão promover a difusão de todos os aspectos da proteção radiológica, da segurança nuclear e dos critérios de normatização, não somente no meio científico, técnico e acadêmico, como também na sociedade em geral. Este seminário aborda a questão da irradiação de alimentos, conceitos fundamentais, critérios de segurança e possibilidades de implementação da técnica em larga escala (comercial).

A alimentação é uma das grandes questões do nosso país, desde a produção, agricultura, transporte e armazenamento, técnicas de preservação, segurança do alimento, até questões econômicas e sociais, como a economia nacional e o combate ao desperdício. As técnicas nucleares despontam como alternativas viáveis para responder à emergência do suprimento alimentar com quantidade, qualidade nutricional e segurança. Entretanto, a temática das radiações ainda permanece um mistério para grande parte da sociedade, suscitando dúvidas e medos infundados.

O presente seminário busca instrumentalizar os profissionais da indústria e do agronegócio, fomentando reflexões e diálogos relativos à compreensão justa das contribuições da irradiação de alimentos no cenário nacional. A temática abarca as áreas da alimentação, agricultura e saúde pública. Os temas serão desenvolvidos de forma a atender aos interesses plurais do público-alvo do evento, considerando aspectos conceituais, sociais, ambientais e econômicos. 

O tema é de suma relevância, visto que a informação correta, de forma contextualizada e significativa pode incentivar o desenvolvimento tecnológico de nosso país, bem como ampliar as possibilidades de oferta de alimentos no mercado interno, além de tornar o país mais competitivo diante do mercado externo.

Público-alvo

O público-alvo inclui:

  • profissionais da indústria e do agronegócio;
  • servidores dos órgãos reguladores e fiscalizadores do Brasil (MAPA, CNEN, ANVISA, Secretarias Estaduais e Municipais);
  • profissionais e estudantes da área de alimentos;
  • técnicos, profissionais e estudantes das áreas de aplicações das radiações ionizantes;
  • diretores e gerentes de empresas envolvidas com o tema.

Objetivos do evento

Promover a comunicação com a sociedade: o evento visa instrumentalizar os participantes de forma contextualizada e significativa, propiciando-lhes, em especial:

  • A desmistificação das radiações ionizantes por meio da compreensão dos fundamentos da proteção e segurança radiológica.
  • A atualização profissional, capacitando-os com fundamentos técnicos e científicos acerca da irradiação de alimentos.
  • A compreensão dos impactos da irradiação de alimentos nas esferas sanitária, econômica e social, relacionando teoria e prática.
  • A ampliação dos horizontes tecnológicos, possibilitando sua inserção diante das novas possibilidades do atual cenário nacional.
  • A promoção da informação de forma ampla e global, propiciando a construção de opiniões próprias cientificamente embasadas que auxiliarão nos posteriores processos de tomadas de decisão.

Impulsionar o desenvolvimento tecnológico: o evento visa proporcionar uma visão ampla e geral para o público da indústia e agronegócio sobre as contribuições das técnicas nucleares em benefício da alimentação e agricultura. Espera-se que ao final do evento os participantes tenham adquirido conhecimento para:

  • compreender a aplicação pacífica das radiações ionizantes e o papel da Proteção Radiológica na proteção e segurança dos indivíduos e meio ambiente;
  • reconhecer as técnicas nucleares como possibilidades viáveis e seguras para atender à emergência da demanda de segurança alimentar em âmbito nacional;
  • identificar em que casos a irradiação de alimentos pode ser alternativa viável como medida preventiva para a redução dos riscos causados por agentes patogênicos causadores de surtos alimentares e danos à saúde humana;
  • avaliar a contribuição da irradiação de alimentos no âmbito econômico tanto no mercado interno como para fins de comércio exterior;
  • compreender os aportes da irradiação de alimentos para reduzir perdas no pós-colheita, evitar recontaminação no transporte e armazenamento, prolongar o tempo de prateleira e reduzir o desperdício;
  • refletir sobre a competitividade dos diferentes produtos alimentícios diante do mercado externo e a aplicação da irradiação de alimentos para fins fitossanitários e políticas de pragas quarentenárias;
  • distinguir as diferentes opções de irradiadores e suas finalidades e conhecer processos de licenciamento e autorização de funcionamento de instalações para fins de irradiação de alimentos;
  • analisar experiências em andamento em outros países que adotam a técnica de irradiação de alimentos e ações passíveis a serem adotadas junto ao público consumidor.

Proporcionar aperfeiçoamento profissional: O evento visa ainda oferecer uma oportunidade de formação continuada aos profissionais e estudantes da área nuclear, da área da alimentação e servidores dos organismos regulatórios. No mercado de trabalho, a constante atualização profissional é fundamental para garantir desempenho e competitividade profissional. Para oportunizar a formação ao maior número de pessoas este seminário se dará na modalidade online, oferecendo certificação com carga  horária de 20 horas. 

 

Clique aqui para conferir a programação científica